sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ITIL V3 – Estratégia do Serviço – Conceitos e Definições – Ativos de Serviço

Dando continuidade aos conceitos e definições da Estratégia do Serviço, veremos nesta postagem quais são, na visão do ITIL V3, os Ativos de Serviço.

O ITIL define Ativos de Serviço como sendo qualquer Habilidade ou Recurso, utilizado por um provedor de serviço, que contribui para a entrega de um determinado serviço. Em outras palavras, as organizações utilizam Habilidades e Recursos para criar valor em forma de bens e serviços.

Os Recursos são coisas tangíveis, como por exemplo: Capital Financeiro, Infraestrutura, Aplicativos, Informação e Pessoas (no sentido de recurso humano). Já as Habilidades são coisas intangíveis e representam competências organizacionais para coordenar, controlar e implementar recursos, ou seja, as Habilidades são usadas para transformar os Recursos. Como exemplo de Habilidades, o ITIL enumera as seguintes: Gerenciamento, Organização, Processos, Conhecimento e Pessoas. Pera aí!!! Pessoas de novo? Sim, caro leitor, pessoas, no contexto de Habilidades, refere-se às habilidades individuais das pessoas (os famosos skills), enquanto que pessoas como Recurso é apenas o material humano (quantidade de pessoas alocadas), sacou a diferença?

Na próxima postagem, finalizaremos os conceitos e definições referentes ao livro de Estratégia de Serviço. Sigam-me os bons!!!!

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